sexta-feira, 30 de novembro de 2001

Ciberativismo

São Paulo - Acabo de enviar para a Fapesp minha proposta de pesquisa sobre ciberativismo. Meu estudo pretende mostrar que a Internet, ultrapassando o conceito de tecnologia de informação, tornou-se ferramenta política indispensável. E que os temas tratados pelo ativismo político na rede mundial de computadores podem ser considerados, mais do que a simples mediação do stablishment, como uma tentativa real (e não virtual) de modificação dos atuais conceitos de cidadania.

About time

São Paulo -
Bad time.
Bed time.

Invasores de Corpos

São Paulo - Neste momento, plena madrugada, centenas, milhares de pessoas Brasil afora sentam-se, extáticos, diante da tela. A web, essa maravilhosa diversão eletrônica, antes vista como lenta e monótona, avança sobre as presas humanas qual extraterrestres invasores de corpos. Assisti a esse filme, com Donald Sutherland, quando tinha 10 anos. Me assustou um bocado.

Tristessa

São Paulo - Releio, com a satisfação das primeiras vezes (1995, 1996?), Tristessa, uma cybernovela muito bacana que descobri na rede naquele início de navegação pelos idos de 1996. Logo fiquei a fim de também criar meu livro digital. Down, romântica e Generation X, Tristessa é pra quem curte Leonard Cohen, Nick Cave, Radiohead, John Coltrane, Dexter Gordon...

Bolas, Livros

São Paulo -O jogo Bulls x Heat foi uma decepção na casa dos setenta pontos. Com ninguém, ninguém mesmo que mereça destaque. Na próxima terça tem Kings x 76ers, dia em que o coleguinha Renato Modernell lança seu livro, "Viagem ao pavio da vela" no Shopping Villa Lobos. Que desculpa vou dar na próxima aula?

quinta-feira, 29 de novembro de 2001

Comments

São Paulo -Tento, sofregamente, instalar comentários no Blog. É uma luta inglória contra programas que fecham, códigos HTML que desaparecem etc.

quarta-feira, 28 de novembro de 2001

Vidraça

São Paulo -O Vitrine (TV Cultura) de hoje, não estava exatamente fabuloso. Mas no geral o programa é sempre bom. Como outros programas tipo Conversa Afiada, Diário Paulista, RG... Ops, RG não! É uma pena que a direção da TV Cultura não tenha a mesma qualidade da programação.

Absurdos - parte 1

São Paulo - Acho questionável a genialidade de Jimi Hendrix. Não acredito nessa conversa de que ele revolucionou completamente o instrumento, que atingiu escalas nunca antes tentadas, que conseguia fazer movimentos absurdos e extrair frases lascivas e inesperadas daquela velha guitarra...

Sinceramente, alguém já ouviu uma coisa dessas? Nem eu. Empale-se o autor de tal heresia.

Insônia

São Paulo - Pra relaxar, um banho. Mas nada de sono

terça-feira, 27 de novembro de 2001

Bola ao cesto

São Paulo -Muito devagar o jogo entre Sacramento Kings x Houston Rockets. Glenn Rice está morto e aquele cabeludo é mau passador. A TV poderia estar transmitindo Lakers x Bucks, que seria muito melhor. E não é porque sou torcedor dos Lakers. Falo como amante do esporte. Por isso, conselho de amigo, não assista Rockets x Kings. Putz, se fosse um jogo dos Spurs ou dos Raptors.
Bom, o Lakers vai jogar em nove terças-feiras (dias em que a ESPN transmite) até a rodada final. Não é possível que não transmitam pelo menos seis.

A Incrível Teoria dos Planetas, por Edileuson Almeida

São Paulo - Edileuson Almeida tem uma interessante teoria sobre a humanidade. Ei-la: nós, na verdade, não somos deste planeta. Somos uma gente que veio, há muito tempo atrás, de um outro mundo e que irá partir, em breve, para outro. Não metafisicamente, como crêem as sociedades místicas, mas fisicamente mesmo. Em algum momento - e da próxima vez será por causa das agressões ao ambiente - teremos que encontrar outro lugar para viver. E assim por diante.

Feliz aniversário

Você não pôde ler isso no dia em que escrevi, ocupada que estava com o menino maluquinho. Hoje pouco importa o que escrevi, porque o eternizar da mensagem consegue explicar bem isso que a gente é. Poderia, a meu modo, buscar mil maneiras de explicar em frases feitas o que sinto por você. Te amo. Somos soma.

Radiografia

São Paulo- Em Roraima, uma reportagem da revista Época foi condenada pelos jornalistas locais. Imagino o quanto lhes daria prazer ter acesso ao texto e jogá-lo no incinerador mais próximo, antes de ser publicado.

Se a liberdade de imprensa não está morta e enterrada, cabe ao jornalismo repensar seu papel social e profissional para não confundir a missão de bem informar com os arroubos de quem tenta conservar em cova rasa um cadáver putrefato.

segunda-feira, 26 de novembro de 2001

A casa do Mussum na web

São Paulo- O site não é muito bom, mas é uma homenagem ao Mussum. Só por isso já vale a pena ir. Para fãs que, como eu sempre acharam o Mussum o melhor dos quatro trapalhões.

Bloguema número 1

Blog Trotter
Blogs, blogs, blogs
Dez mil blogs no Brasil
Antes que te afogues, navegando em tantos blogs
Poeta ordinário, que comete rima vil
Epifanize a rotina, cauterize a retina
A coluna dói, o mouse faz clique
Ao oftalmologista, rogue
Ao ortopedista, suplique


São Paulo, Novembro de 2001

Reading

São Paulo -
Uma pilha de livros para ler.
Porção de sites a pesquisar.
Endereços virtualmente reais
Alcidas Ramos, Memórias Sanumá.
Ideologia de Thompson, compromisso da ciência.
Sociedade em Rede, de Manuel Castells
De Levy, O que é Virtual? e Tecnologias da Inteligência.
Pra distrair, nem um H. G. Wells

domingo, 25 de novembro de 2001

Liu

São Paulo - Meu filho é um sujeito incrível. Deixa claro suas opções (melhor dizendo, as nossas alternativas) em poucos minutos. Consegue apresentar, com sua personalidade pouco ortodoxa, um conjunto de regras de convivência que dificilmente poderíamos imprimir sem a sua ajuda.

Hoje é seu quadragésimo dia de vida. Criamos um endereço virtual para ele ser visto por nossos amigos. A Nagisa, de carona, "atualiza" sua page, em pantomima pueril e fake de pai que quer ser filho.

Rock n'roll

São Paulo - Hoje (já passou da meia-noite, então foi ontem) toquei rock n' roll com Paulo Bauer (voz), Alê Borges (baixo) e Rodrigo Vitulo (bateria), que gostam de Led Zeppelin e outras bandas "da diretoria". Acho que foi por isso que nos demos bem logo no primeiro ensaio.

Tocamos no MK Estúdio, na área "musical" da Teodoro Sampaio. No repertório improvisado, Led Zeppelin (Whola Lotta Love), Sttepenwolf (Born to be Wild, é claro) e Queen (Underpressure, mas não ficou legal). Fiquei empolgado com o som. Vamos ver no que vai dar. Por mim, dá rock. Até porque não poderia dar outra coisa. Jazz? Quem sabe mais tarde...

Magic and Loss

São Paulo - Passei, ainda há pouco, por aquele susto de quem perde um texto no computador, assim que mandei o primeiro post. Reconstruí os escritos de forma bastante semelhante à da primeira versão, mas é claro que nunca, nunca mesmo, terei de volta o que escrevi e desapareceu misteriosamente da tela, enquanto o padrão do teclado era alterado e a barra de rolagem subia e descia, alucinada. Apostaria, se gostasse de apostas, que é coisa de hacker.

Escola

São Paulo - Soube que o velho prédio da minha primeira escola em Boa Vista foi derrubado e em seu lugar construíram uma nova estrutura de armações megalometálicas. Os rodapés daquele velho prédio pré-moldado em blocos metálicos produziam um som incrível, quando atingidos por bolinhas de gudes. Eram nossos canhões a laser. Naquela época (final dos 70, início dos 80) o regime militar subsistia, com cartazes nos postes: "Diga sim ao presidente Figueiredo". Futebol, basquete, bullying etc. Sopa de feijão, paçoca de amendoim... Quimeras possíveis no ensino público e gratuito.

Guerra fria