quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Dinheiro
Os Estados Unidos acabam de aprovar o maior orçamento militar da história da humanidade. O país vai investir nada menos que 355 bilhões de dólares na guerra contra o terrorismo em escala global. Uma quantidade de dinheiro inacreditável, que gente simples como eu não consegue conceber.

Pense no orçamento previsto para a Educação em Angola em 2002 (300 milhões de dólares). Seria dinheiro suficiente para investir na educação angolana até o ano 3166.

Nos últimos 30 anos, a organização não-governamental Africare conseguiu arrecadar e investir 350 milhões de dólares em 35 países africanos. Uma média de 10 milhões por país. Logo, o orçamento para a guerra significaria um investimento social anual de 10 milhões de dólares por um milênioem 35 países pobres.

O Brasil sustentaria todas as suas despesas orçamentárias por 30 anos com esse dinheiro.

Dividindo pelos seis bilhões de habitantes da Terra, cada ser humano receberia 60 dólares (ou R$ 223,80 no câmbio de hoje, bem mais que o salário mínimo).

Se todo esse capital, construído com sangue e suor africano, mexicano, indígena, sul-americano e europeu fosse bem investido, não assistiríamos à barbárie da fome em segundo plano em favor da barbárie da guerra.

Sem comentários:

Guerra fria