sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Chávez no FSM

Divinópolis - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, estará domingo em Porto Alegre, onde participa do Fórum Social Mundial. Figura excêntrica, de caudilhismo inato e encantado por idéias de esquerda e de direita (alô, Wank Carmo!), Chávez é prova viva de que ditaduras militares na América Latina são coisa do passado. Há quase três anos, empresários do petróleo e das telecomunicações tentaram derrubá-lo, with a little help from the States. O golpe foi por água abaixo, frustrando os planos do FMI de ajudar a pobre republiqueta sulamericana.

Três anos antes do golpe, entrevistei Hugo Chávez para a Gazeta Mercantil e no melhor estilo provocador perguntei-lhe se a Venezuela deixaria que os Estados Unidos usassem seu espaço aéreo para monitorar o narcotráfico na Colômbia. A resposta, eivada de orgulho latino, durou uns 10 minutos, começando por um enfático usted sabe que no.

Mais forte do que nunca, Chávez vai a Porto Alegre reforçar a aposta de que durará mais no Palácio Miraflores que Bush na Casa Branca.

Sem comentários:

Guerra fria