quinta-feira, 16 de maio de 2002

Estressei às duas horas da tarde

São Paulo - Porque não conseguia editar o template do Blogger, que está me ensinando, devagarzinho - mesmo alterando completamente as fontes e travando - que é possível, sim, organizar melhor seu velho blog desatualizado e sem coisinhas coloridas e piscantes. E que é maravilhoso viver. E viver é maravilhoso porque não pode ser diferente. E você, diante da tela do computador, bem alimentado, consumindo energia, linha telefônica ou ondas de rádio deve merecer isso. Reconhecer o que é agradável na vida levanta qualquer astral, mesmo sem religião, santos de devoção ou deuses demasiado humanos.

Uma saudade

Nagisa Nagisa Nagisa Nagisa Nagisa Nagisa Nagisa Nagisa.

Mandei um currículo hoje

São Paulo - Para uma universidade aí, dizendo que, caso eles estejam a fim, posso dar umas aulas. Nada de ficha pessoal com nome, idade etc. Só a experiência profissional e os projetos em andamento. Ficou turbinadinho. Vamos ver.

quarta-feira, 15 de maio de 2002

Sósias

São Paulo - Existem umas figuras difíceis de distinguir, apesar de todos me garantirem que há imensas dessemelhanças. São Os Sósias. Parte I.

Matthew Modine e Patrick Swayze
Matthew Modine, em Bird (Alan Parker) é bem Matthew Modine, tá certo. Mas Matthew Modine em Blackout (Abel Ferrara) é muito Patrick Swayze, que, por sua vez, é muito Matthew Modine em Ghost (sem direito a menção).

Jeff Bridges e Kurt Russel
Jeff Bridges em Arlington Road (Mark Pellington) só consegue provar que é mesmo Jeff Bridges porque mostra-se paranóico o suficiente para interpretar papéis à la Jeff Bridges, como o radialista dO Pescador de Ilusões (Terry Gillian). Mas em Starman (John Carpenter) Kurt Russel é o próprio Mr. Bridges. Embora o verdadeiro e único Starman seja mesmo o David Bowie em The man who fell to earth.

Uma observação
Para o leitor atento – e principalmente para os que como eu são caça-sósias – ficou evidente minha tentativa de enquadrar os quatro numa única categoria.

Ariel Sharon e Boris Casoy
Sharon é mais gordo.

Gustavo e Mariana, da Casa dos Artistas
Porque sim.

Elucubrações

São Paulo - Respeitabilidade = respeito à habilidade. Patifaria = o pretérito mais que perfeito de ação quase efetuada por jovem distinta, singela e de posses.

Banda

São Paulo - Ainda não entendo porque paramos, simplesmente, de tocar no velho estúdio da Arruda Alvin. Tínhamos um puta groove e talz. O que deu errado? Por que só os Stones duram 40 anos? Por quê? Por quê? Acho que ficaram putos com meu verão passado entre Porto Alegre (RS) e Boa Vista (RR), sem ensaiar.

Bola ao cesto

São Paulo - Sei, pelo Estadão, que o Lakers tem liderado as finais contra o Spurs. Isso quer dizer enfrentar os Kings, para vencer a Conferência Leste e depois o Nets, caso eles passem pelos Hornets e - acredito que sim - Celtics. Prognósticos de quem não assistiu a nenhum jogo depois que os moradores do edifício não chegaram a um acordo para manter a TV paga.

Ao homem na cadeira de rodas

São Paulo - A insistência em permanecer ativo, presente, exigindo os direitos que lhe são negados todos os dias faz de você um alento para quem anda pessimista com esse País, inclusive você mesmo.

Entre os milhares de ônibus urbanos de São Paulo somente 20 podem te transportar para uns poucos lugares dentro da cidade, mas você enfrenta esse calvário de cabeça erguida, indignando-se com dignidade. Que tua luta ajude a virar o jogo, num sonho de nação em que cidadania seja mais que um eufemismo elegante para consolo da classe média, mais que um conceito desconhecido para as populações marginalizadas, mais que uma teoria acadêmica, mais que verbete no Dicionário. Seja plena.

Hermanos

São Paulo - Ainda dá tempo. Quem estiver a fim de conhecer o novo cinema argentino (sim, há um novo cinema argentino, apesar do FMI) deve ir ao Cinusp (na USP, claro) até sexta-feira, 17. Todos os dias, às 16 e às 19 horas tem cinemão latinoamericano rolando por ali. De graça. Eu tenho ido.

Assista Um dia de Sorte, que mostra o desencanto da juventude num país em crise e Fuckland, que é super engraçado, estilo Dogma 95, aquele tipo amadorzão profissional. Um argentino, revoltado com a questão das Malvinas, bola um plano mirabolante para gerar descendentes de argentinos entre os habitantes das Falklands.

quinta-feira, 9 de maio de 2002

Inferno Astral

São Paulo - Começa hoje este período nefasto, em que coisas ruins acontecem, quando perdemos o humor, quando isolamos, enclausuramos, encapsulamos sentimentos e exaltamos idiossincrasias para viver uma agonia pré-aniversário que dura 30 dias, o que torna essa sensação, mais do que a aproximação da velhice, um sintoma de que, como canta o Moby, "We are all made of stars".

Mas é claro que nós, geminianos com ascendente em Sagitário, Javali de Metal no horóscopo chinês, não acreditamos nessas bobagens de astrologia.

Explosão

São Paulo - Já voltei ao bom e velho Blogger. O www.ilha.com.br/blog sucumbiu diante de milhares de acessos. Meu endereço de lá está fora do ar.

terça-feira, 7 de maio de 2002

Hipercrisia

São Paulo - Ainda sobre a prisão da doméstica, quase sou capaz de ouvir os murmúrios da classe média ignorante, aliviada: "Pelo menos isso assusta as outras".

Inércia

São Paulo - Às vezes a indignação chega a níveis críticos, levando-nos - como pessoas em coma que vagam, tatalantes, por tenebroso túnel de luz ou pilotos de caça que desmaiam a-não-sei-quantos G ou ainda o silêncio brutal que segue a explosão do romper da barreira do som - a uma catatonia que chamamos de qualquer coisa menos comodismo, inatividade, omissão, apatia.

Os Miseráveis

São Paulo - Hoje uma empregada doméstica, mãe de cinco filhos, foi presa em flagrante depois de roubar a casa em que trabalha. O produto do roubo: uma cabeça de cebola, uma cabeça de alho e uma lata de ervilhas. A mulher foi denunciada pela patroa, Denise Aparecida de Oliveira. O delegado do nonagésimo sexto, orgulhoso, deu entrevista para o SPTV. A imprensa, orgulhosa do dever cumprido, disse: "é a lei".

domingo, 5 de maio de 2002

Bye Bye

Bye, bye love... bye bye happiness... hello, lonelyness, i think i'm gonna cry
Vou ali e volto já.

Emerson, Lake & Palmer

Não consegui terminar o post sobre rock progressivo por causa das ferramentas ridículas deste Blogger. Já nem sei do que queria falar. Talvez Emerson, Lake and Palmer... Sei lá, hoje em dia todo mundo anda dizendo que Emerson, Lake and Palmer é muito chato e talz. Então penso, agora que ouço esse Works ELP, no quanto os jovens são preconceituosos e o quanto nós, velhos de 30 anos, somos incapazes de assumir que certas coisas são ruins. Como Emerson, Lake and Palmer, que é ruim mesmo. Quer dizer, tem umas coisas legais no E,L & P e no Tarkus, mas não vale a pena defender os caras a essa altura do campeonato, quando tudo o que vejo neles (agora) é grandiloqüência, supervalorização de certos lugares-comuns da música erudita e uma ambição sem limites. Por isso não consigo ouvi-los com a mesma freqüência de, por exemplo, King Crimson, Gentle Giant e Yes - Crimson Rules. Por que mantê-los na discoteca? Tem umas do Palmer que são boas, tipo L.A. Nights

Guerra fria