quarta-feira, 9 de outubro de 2002


Som e fúria
Leio num blog que a vida é feita de som e fúria e concordo, enquanto ouço The modern age.

Tão retrô como o som da banda é a lógica do Cérbero analógico-digital-autofágico em que todos estamos nos transformando enquanto comunidade virtual. Quanto de verdade há numa comunidade virtual? Toda a verdade? Verdade e meia? Fatia de verdade? Que significado têm estas linhas para alguém na Bélgica (um dos Desconocidos da Nedstat)? E para doentes terminais? Como ser interpretado por um economista nascido nas estepes da Mongólia que estudou em Moscou? Os parâmetros são tão vagos e indefinidos, que buscar uma metodologia é candidatar-se a Sísifo.

Quero dizer que não há fórmulas acabadas, não há resultados genéricos no fenônemo da comunicação. Não transferimos nossa mensagem da forma que pretendemos que ela seja entendida a ninguém. Morrerá conosco, realizada completamente apenas por nós mesmos; compreendida parcialmente por um grupo que pode ir de um punhado de amigos fiéis a milhões de fãs que lhe conferem prestígio, uma cadeira na ABL, um Nobel de Literatura, chás insípidos com a rainha.

Buscar a compreensão é buscar a deificação do trabalho.

Graal perdido, percebemos que as subjetivíssimas interpretações de cada leitor criam um resultado inesperadamente fora do controle, e para quem escreve, isso de perder o controle criativo (um controle que na verdade nunca tivemos e que confundimos com controle sobre a recepção da obra escrita) é algo pungente demais para ser digerido em apenas uma existência. E sabendo ser inevitável a multiplicidade de interpretações, just relax. Ou não escreveríamos mais como gostamos de escrever, por temer a incompreensão, mas como gostaríamos de ser compreendidos. E entre optar pela frustração da glória circunstanciada e a medíocre existência dos que só são compreendidos na posteridade, quedamos estáticos, como diante de um tepuy.

Sem comentários:

Guerra fria