terça-feira, 10 de junho de 2008

Colarinhos brancos

Boa Vista - O Brasil é um país de leis tão "maleáveis" que os ricos quase nunca são responsabilizados por seus crimes e os pobres padecem além do tempo necessário no sistema prisional. Por aqui, o juiz que desviou centenas de milhões de reais em recursos públicos é premiado com assistência médica gratuita em prisão domiciliar, enquanto a empregada doméstica que roubou margarina é imediatamente encarcerada em lição exemplar.

A prisão da quadrilha de desajustados que incluía autoridades do governo, empresários e servidores públicos na semana passada ainda não é o suficiente para atenuar o sentimento de impunidade e ineficiência que todos os brasileiros, e em especial os roraimenses, sentem em relação à Justiça.

No país dos habeas corpus e do direito de resposta em liberdade, a prisão dos pedófilos é um rápido alento, logo confrontado com a corrupção generalizada e com a impunidade dos que desviam dinheiro público e vivem às custas da falta de serviços essenciais à população.

Nos últimos cinco anos a Polícia Federal prendeu mais de 100 políticos em todo o Brasil, envolvidos em crimes diversos. Entre as diversas operações destacam-se a Praga do Egito, que em novembro de 2003 botou na cadeia um ex-governador e oito ex-deputados estaduais de Roraima.

Sem comentários:

Guerra fria