sábado, 10 de outubro de 2009

Crônicas do Centro da Terra

São João da Baliza - Aqui no meio do mundo, onde passa a linha do Equador e araras cruzam o espaço urbano, ministro oficina de jornalismo para professores e alunos da rede pública de ensino de três municípios do sul de Roraima: Caroebe, São Luiz do Anauá e São João da Baliza.

Aqui, onde não há cursos de jornalismo e a política partidária é clientelista e cruel, há uma incrível média de uma igreja por quadra. Dois motivos, entre outros, que justificam ações como a Caravana Científico-Cultural da Universidade Federal de Roraima, que fica aqui durante o fim-de-semana.

Mas há outros indícios de mudança na região: a vice-prefeita de São João e os prefeitos de São Luiz e Caroebe são professores, o que é um bom  presságio. A educação muda vidas, transforma cidades, limita mitomanias. Só a educação salva.

2 comentários:

Marcelo disse...

Aqui no DF, São Sebastião, cidade-satélite na qual eu vivo, também tem a incrível cifra de uma igreja por quadra, e ao lado (ou em frente) um boteco (se bem que em frente à minha casa tem um boteco, e olha que lá não é igreja...).

Regiane Santos disse...

Aqui em Pedro Leopoldo não chegamos a esta assustadora estatística de uma igreja por metro quadrado, rs, mas... o clientelismo dita as regras da política local...fala-se, nos bastidores, de cifras para ocupar uma cadeira no Legislativo ou Executivo...

Guerra fria