terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Polititica

Leio artigo de ghost-writer assinado pelo governador de Roraima e ainda me surpreendo com a capacidade inata de mentir dos políticos. Se assinam o que não escrevem, faz sentido descumprir o que prometem.

Roraima sedia uma espécie de Show de Truman, onde nada é real. Prometem pagar empréstimos milionários e melhorar saúde, estradas, educação (bocejo), como se o estado tivesse construído, em 20 anos de existência, bases econômicas estáveis ou pelo menos uma mentalidade auto-sustentável para poder arrogar-se a algo mais que protetorado da União Federal. Vivemos uma pré-história do intelecto: somos enganados e agradecemos com sorrisos. Nenhum ex-governador é inocente.

Pelo contrário, os “pensadores econômicos”, que assessoram o governo são os mesmos há décadas. Mas fora o desenvolvimento pessoal e a contagem de milhas aéreas, não conseguiram vislumbrar algo além da pecuária, monoculturas poluentes e extrativismo selvagem. Vez em quando, trazem aventureiros gaúchos, pesquisadores japoneses, empresários chineses e gananciosos indonésios que vão embora sem deixar rastro a não ser a conta do hotel.

No texto, velhos ardis para despertar a simpatia do eleitor: a palavra Desenvolvimento aparece quatro vezes; Povo, três vezes; Respeito quatro vezes e Economia (conta de mentiroso, dizem os antigos) em sete ocasiões. Já palavras que deviam fazer parte do discurso de qualquer político, não estão lá. Vejamos quantas vezes aparecem no artigo. Ecologia: zero; Ambiente: zero; Sustentado ou Sustentável: zero; Natureza: zero; Indígena: zero.

O governador deixa claro que é sucessor fiel dos pequenos ditadores que já passaram por seu posto e pretende conduzir um Estado com 70 por cento de áreas protegidas sem assessoria ambiental, sem desenvolvimento sustentável e sem contar com as populações indígenas. Combina bem com a monarquiazinha que se constituiu por aqui.

Sem comentários:

Guerra fria