quinta-feira, 19 de dezembro de 2002

Notas Políticas
Olho para a Venezuela em crise e não a reconheço, porque tendo morado lá por seis anos (durante o milagre econômico dos anos 70), a memória sobrevém à realidade. Nessa época estavam por lá Isabel Allende e Eduardo Galeano, entre outros latino-americanos que erravam pelo continente, como meu pai, que nunca mais voltou. Havia muito petróleo, muita grana circulando; eu, pequeno, passeando com meus pais à noite. Vitrines. (Quase) tudo era importado, Made in USA.

O presidente era Carlos Andrés Perez, que voltaria a governar o país entre 1989 e 1994 e seria condenado por corrupção - chegando a ficar preso. A economia desandou. O petróleo caiu, a inflação cresceu e o descontrole nas contas públicas lançou o país num caos que não é estranho à América Latina. Uma série de presidentes depois - incluindo um herói nacional, Rafael Caldera - não conseguiram melhorar a economia: até hoje o país carece de um parque industrial eficiente porque se apoiou, durante muito tempo, nos petrodólares.

O povo desesperado que elegeu Hugo Chávez presidente, espera uma revolução social pacífica, mas o messianismo não foi bem aceito pela velha burguesia venezuelana - leia-se Fedecaramas -, que com o apoio aberto dos Estados Unidos, tenta iniviabilizar um governo legítimo, que busca recuperar a economia e a auto-estima de um país belíssimo, a "pérola do Caribe".

Sem comentários:

Guerra fria