sábado, 18 de maio de 2002

Timor Lorosae



São Paulo - Séculos de dominação portuguesa seguidos de décadas de dominação indonésia e o Timor Leste torna-se, de fato, um país. Será à meia-noite de domingo para segunda-feira, num reconhecimento que é mera retórica oficial com chancela das Nações Unidas e etceteras. Um reconhecimento tardio, mas bem-vindo.

O povo do Timor, que fala mil línguas mas tem o português como oficial, esperou muito por isso. Nessa espera, muitos migraram. Outros morreram. Fotos e relatos de tortura de timorenses por militares indonésios circularam pela internet nos anos 90. Desconfio que essa foi a primeira etapa de uma seqüência de acontecimentos que tomou forma via ciberativismo. Tenho certeza que sim. O prêmio Nobel concedido a Ramos Horta e ao bispo Ximenes Belo aconteceu em seguida.

Finalmente, as Nações Unidas decidiram pela independência. Xanana Gusmão foi libertado. Um brasileiro chefiou uma equipe administrativa e o país começou a ser reconstruído com a ajuda de pessoas e organizações do mundo todo.

Informações superficiais como as que eu coloco, rapidamente, neste blog, podem ajudar a iluminar quem desconhece a situação desse pequeno país – meia ilha – vizinho da Austrália, lugar de uma gente bonita que fala português. Gente que sofreu e sofre, e que escreve, nesse momento, os capítulos da própria história.

Fotos: Timor
Leia mais aqui. Horrorize-se aqui.

Sem comentários:

Guerra fria