segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

On the road


Vitória - O estado do Espírito Santo, no sudeste do Brasil atesta o que diz a propaganda: uma bela surpresa encravada entre Bahia e Rio de Janeiro, os principais destinos turísticos do País.

São 524 quilômetros pela BR-262, de Belo Horizonte a Vitória. Minas Gerais tem a maior malha viária do Brasil e algumas das piores estradas. As rodovias federais e estaduais estão repletas de buracos e com sinalização deficiente. Muitas placas estão cobertas pelo mato e em certos pontos os avisos de perigo (pedaços da estrada foram tragados pela chuva) estão lá há tanto tempo que já enferrujaram. Ao atravessar a divisa com o Espírito Santo, a rodovia melhora sensivelmente. Uma estrada, duas visões políticas.

O trajeto sinuoso que começa no Caparaó leva-nos por sopés de montanhas estranhiformes. Pousadas e hotéis ecológicos se espalham, movidos a rapel, rafting e trekking a mil metros de altitude. No litoral, praias cercadas por rochas e pequenas ilhas, praias calmas e semi-desertas, praias para surfe, praias, praias, praias.

Sem comentários:

Guerra fria